Terapia Social - versão 2020 

Versão Português e espanhol              

por Marcos de Noronha

 

Trata-se de um relato intimista da trajetória do autor e a teorização de sua prática em Terapia Social embasada no estudo da Etnopsiquiatria, fazendo no final uma analogia com uma disciplina pioneira em psicoterapia de grupo, o psicodrama.

Se os fatores sócio-culturais influenciam quadros psicopatológicos, como sugerem os distúrbios que ocorrem especificamente em determinadas culturas, como então poderiam ser utilizados para auxiliar no tratamento? Quais são as técnicas psicoterápicas que consideram os recursos sócio-culturais para recuperação de pacientes com distúrbios emocionais? Essa amplitude visaria, naturalmente, uma maior eficácia no tratamento dos quadros emocionais, que cresce, cada vez mais, em nossa sociedade moderna. Estudou vários modelos de tratamentos, dentre eles também as experiências de Henri Collomb, o precursor da Etnopsiquiatria, com vinte anos de trabalho na África, para entender como os curandeiros e as sociedades tradicionais, lidam com a doença mental.

Quais os instrumentos para entender o social? Qual a estratégia para trazer o conflito para o presente e desatar o nó traumático? Há relação entre fatos étnicos e doenças mentais? Em que tipo de sociedade eu teria mais chances de ser deprimido? O que é elementar no ser humano, independente da época ou etnia? Qual a função terapêutica da cultura? A importância dos Mitos para a sociedade. Que recursos culturais dispõem uma sociedade para prevenir situações previsíveis que geram ansiedade? Qual é o papel dos ritos? O que traz sentido a vida do homem? Qual o papel da cultura na formação de nossa personalidade? De que forma os ensinamentos antropológicos podem ser considerados no tratamento? Na prática diária, quais os critérios que determinam se uma psicoterapia será individual ou em grupo?

Você pode obter o livro impresso entrando em contato com a ABE ou o e-book, digital da seguinte forma:

se tiver produtos da Apple (IOS) adquira o livro no Ibooks.

Ou comprar diretamente na Amazon: 

  • em português: ASIN : B08QFW7XT5

  • em espanhol: ASIN : B074668TCF

Terapia Social portugues frente capa.jpg
Terapia Social capa espanhol frente.bmp

O Cérebro e as Emoções

Analogia entre rituais e psicoterapias

Aguardem lançamento em breve                    por Marcos de Noronha

Nesta obra realizamos um passeio, desde a histórica busca para entender as emoções, pelos mais célebres pensadores, até a concepção sobre o tema proporcionado pela Ciência Cognitiva atual. O autor envolve a emoção ao amplo processo de vida, interligando-a a percepção e o comportamento com intensão de trazer inspirações profissionais de saúde e a sociedade em geral. Critica o fato de não valorizarmos devidamente a importância dos sentimento e a emoção, para compreender as doenças psiquiátricas e de não utilizarmos este conhecimento para o tratamento e ensino. Mostra que vivemos ainda sob a influência das tendência do século passado onde a intelectualidade é ressaltada em detrimento dos aspectos afetivos, pois historicamente, foram os aspectos racionais que diferenciaram o homem dos outros animais. O autor extrai dos inúmeros exemplos das Terapias Sociais que realiza no sul do Brasil e de suas incursões em diversas culturas, os ensinamentos que servem para compreender a emoção na fisiologia que inclui o cérebro e o corpo, para a relação, neste processo do que concerne a mente, e a relação com o ambiente. Com esta base procura entender os dilemas atuais da sociedade que enfrenta polarizações sociais em tempo de conflito e de pandemia. A obra, sobretudo, é uma leitura otimista da vida e recorrendo às praticas ritualísticas das sociedades tradicionais e moderna, tenta extrair sua essência para uma analogia com as melhores psicoterapias, capazes de curar e prevenir da doença mental e com os métodos do melhores professores. Nos bastidores a emoção conta com sua base fisiológica e psicológica, todas elas envolvidas, numa via de mão dupla, com o contexto sociocultural. Por isso o foco buscando entender a base anatômica do funcionamento do cérebro e da função da cultura.

capa capista.jpeg

A Leseira Itinerante: Como um psiquiatra desbravou a cultura manicomial no sul do Pará

 por Fabiana Nanô , Priscila Pesce 

Este livro conta a história de um psiquiatra que decidiu sair das amarras da Psiquiatria e construir uma rede aberta de assistência e de apoio em Saúde Mental em vários municípios do sul do Pará. Em seu trabalho, Geraldo utiliza técnicas como a Terapia Comunitária, que é realizada em locais abertos e visa integrar toda a comunidade.
Geraldo Sales trabalha com pessoas esquecidas, em uma região amazônica desconhecida para a maior parte dos brasileiros, porém com uma riqueza histórica, econômica e cultural imensurável.
Seu trabalho, iniciado na década de 90, ganhou prêmios e foi internacionalmente reconhecido, e agora sua história é narrada neste livro de escrita leve e emocionante. Fabiana Nanô, a autora, conta não apenas a história de Geraldo Sales, mas também a de dezenas de pacientes e profissionais que fizeram e fazem parte da desconstrução da cultura manicomial nessa região amazônica.

Você pode adquirir este livro, e-book na Amazon:

https://www.amazon.com.br/Leseira-Itinerante-psiquiatra-desbravou-manicomial-ebook/dp/B07JQ8KZG1

51abeiXUzEL.jpg