Galeria da ABE

por Marcos de Noronha

Cenas captadas para a Associação Brasileira de Psiquiatria Cultural

 

Mesa Redonda com participação da ABE em Lisboa, reuniu profissionais falantes da língua portuguesa.

Sob a coordenação do Dr. Antonio Palha de Porto, Abordagens Socioculturais no Tratamento das Doenças Mentais reuniu falantes da língua portuguesa espalhados por diversas partes do planeta. No tempo previsto para as apresentações formais, Thames Cornette-Borges trouxe de Luxemburgo a Reconstrução da Parentalidade; O Padre Rino, psiquiatra italiano com nacionalidade brasileira mostrou a dimensão social de seu trabalho comunitário no Ceará, Nordeste do Brasil; Marcos de Noronha expos a importância para os clínicos ter uma visão ampla da saúde mental e o Dr. Flávio Mandlate de Moçambique mostrou exemplos dos efeitos culturais sobre a população.  

De cima para Baixo, Thames Borges, Rino Bonvini, Marcos de Noronha e Flávio Mandlate

A Troca de Experiência e Planejamento de Cooperação.

Após a Mesa Redonda, muitos ficaram para trocar experiência de como a Psiquiatria Cultual funciona em seus países. Tivemos a participação de representantes, principalmente, de Angola, Moçambique, Portugal, Brasil, Luxemburgo, EUA. Entendemos que nós, falantes da língua portuguesa, temos que nos unir e promover cooperação com troca de conhecimento e treinamentos.Demais interessados, escrevam para a ABE, e participem deste grupo de cooperação. 

Mundial de Psiquiatria Cultural em Lisboa

Membros da Associação Mundial de Psiquiatria Cultural se reuniram para discutir suas atividades futuras, após darem ciência das últimas atividades que ocorreram em NY. O futuro está próximo. Fiquem informados das próximas atividades aqui no site da ABE. Para um close com Marcos de Noronha os grandes amigos Robert (EUA) e Sérgio (México).

Muitos Gestos, mas sobretudo, o desejo de uma participação maior de todos, por uma psiquiatria mais social, considerando também os aspectos socioculturais que envolvem a doença mental e os recursos para prevenção ou recuperação da saúde.

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean

Av. Othon Gama d'Eça, 900 - sala 903. Florianópolis SC CEP 88015-240

 Fone: 55 48 33241212