Lorenzo, Você é o cara!

08/26/2018

Lorenzo, parabéns! Você é o cara!

Em meados de 2008 meu filho foi diagnosticado com um AVC Isquêmico. A partir daí iniciamos uma gigante peregrinação. Razão pela qual fomos para São Paulo e lá permanecemos alguns anos. Entre diversos diagnósticos e um único e péssimo prognóstico, Lorenzo tinha um déficit importante em seu processamento auditivo. Um quadro sem um protocolo de tratamento específico e com resolutividade. Meu filho não processava o que ouvia e, por consequência, não falava.

Por volta de 2010, me dei conta de que ele compreendia o idioma da música, reagia a esse tipo de estímulo. Eu toco violino, por isso dessa percepção. Por essa razão e, motivado a dar uma qualidade de vida para meu filho, desenvolvi uma técnica terapêutica para

 

desenvolvimento do processamento auditivo e apresentei ao maior expoente da fonoaudiologia em São José dos Campos, estado de São Paulo. Não tinha a intenção de passar por louco. A profissional não só considerou que poderia dar certo como levou a ideia para o Cairo, no Egito, em um congresso de Fonoaudiologia.

Obviamente que usei o modelo terapêutico com meu filho. Usava solfejos como sílabas e das sílabas formava palavras. Ritmo ele tinha, foi aprendendo a falar, então, pelo idioma da música, processando os códigos pelo hemisfério cerebral direito, o responsável por esse tipo de habilidade. Lorenzo hoje está com 10 anos, fala pelos cotovelos, fazendo-me crer que exagerei na dose do negócio, tem perfeito processamento auditivo, frequenta a escola, regularmente, sem auxílio de um segundo Professor.

Hoje, especificamente hoje, essa nossa caminhada é brindada de alegria. Lorenzo iniciará suas aulas de violino na próxima semana. Sai da posição de um filho-paciente focado em um procedimento da música para se desenvolver e passa ser preparado para alcançar a posição de Músico. Motivação e interesse dele desde sempre.

Levei a ele essa notícia e de imediato começamos a combinar a primeira peça que tocaremos juntos, muito em breve. Mais uma conquista sua, você é o cara!

* Clécio Gomes é psicólogo brilhante, escritor, sensível as causas espirituais e professor na área de psicologia. Tenho amizade e admiração por ele desde longa data. Fiquei emocionado com o desfecho da história de seu filho, que eu acompanho com mais distância do que deveria. Marcos de Noronha

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean

Av. Othon Gama d'Eça, 900 - sala 903. Florianópolis SC CEP 88015-240

 Fone: 55 48 33241212