Atendimento assistencial com Reiki à portadores de Câncer

06/07/2018

 

Quando a doença do câncer surge em qualquer meio ou parte da sociedade, instintivamente traz a tona do ser humano aspectos psicológicos tão profundos tão quando a sua própria existência.

Os sentimentos de medo e de incerteza somados a sensação de falta de perspectiva advinda desta aparente nova realidade causa no individuo um rompimento de sua relação com seu próprio ser, ou seja, neste momento toda a sua vida, sonhos e principalmente objetivos parecem desfazer-se, tudo o que passou e o que viria a ser uma projeção de futuro perde o sentindo e a importância, há uma resignificação do todo.

Neste “mundo resignificado” encontramos inúmeras pessoas, várias idades, vários contextos, com vários motivos em vários lugares em busca da simplicidade de coisas que não mostrem, mas simplesmente sejam.

 O REIKI, uma técnica oriental originalmente japonesa que possui seus fundamentos enraizados na arte de abraçar a simplicidade, traz nos seus princípios, que são projetados durante a sua utilização, o que podemos dizer figurativamente de: “a ponte entre o que se considera perdido e a recriação”.

Muito além, de uma ferramenta ou uma técnica, o REIKI para os orientais é a pratica do “MAO SHIMERU, que significa diminuir o espaço entre as coisas”, deste modo, entrar em contato com o REIKI, é receber um estimulo à autorregeneração, á busca pelo que se abafou, neste caso, tudo o que aparentemente se desfez psicologicamente com a doença, de forma lapidada, muito melhor do que foi.

Diminuir o espaço entre a dor e a esperança, entre a tristeza e a alegria, entra o desespero e aceitação, entre as reações dos tratamentos químicos e a tranquilidade, entre a falta de sono pelo amanhã e o sorriso do hoje.

Simplicidade e ação, sem muitas palavras, é o que se pode observar na utilização do REIKI com pacientes portadores de câncer durante um trabalho assistencial realizado no interior do estado do Rio Grande do Sul / Brasil.

Embora tímido, é um momento que através desta técnica oriental, objetiva-se fazer com que pessoas sentam que há força na mudança, que há confiança no caminho, então, “porque eu mesmo não posso confiar?”

Está é a “ponte entre o que se considera perdido e a recriação” que o REIKI busca sentir.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean

Av. Othon Gama d'Eça, 900 - sala 903. Florianópolis SC CEP 88015-240

 Fone: 55 48 33241212