Hospital José do Júlio

   O Instituto São José (http://institutosj.com.br), localizado na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, comemora seus 50 anos. Eu atendo meus pacientes internados desde a década 80, quando voltei ao Brasil depois de fazer minha formação em Etnopsiquiatria na Universidade de Nice, na França. Vim cheio de gás tentando contribuir com práticas extra-hospitalares e a humanização dos hospitais psiquiátricos, e contribuí na época com o Movimento Anti-manicomial. Mesmo com minha bagagem crítica encarei com simpatia o trabalho do Instituto, mas somente agora, com as reflexões que vou exibir, de uma entrevista com um dos fundadores, pude entender o porque. Reparem na entrevista, que não foi exibida no meu programa por um problema de captação das imagens, as revelações do psiquiatra Júlio Gonçalves, relembrando a história da psiquiatria catarinense, da qual ele faz parte, e, especialmente, como foi criado este hospital privado. 

   Vale ressaltar, que nas internações que me fora necessário recorrer, para proteger meus pacientes, e deparei desde o início, com um trabalho de equipe. O hospital não é e nunca foi do Dr. Júlio: era de todos nós, de toda sua equipe. Considerando sua origem, trata-se de um hospital criado por médicos professores, focados no conhecimento científico e humanitário. Uma figura de destaque, que até hoje trabalha no hospital, é justamente uma enfermeira, a Iza. Sua habilidade para lidar com os pacientes é exemplar, e seus dotes devem ter influenciado o espírito de equipe que prevalece na instituição. O local tem o privilégio devido a sua localização, no centro histórico de São José, a partir de uma antiga casa onde os jesuítas pernoitavam antes de pegarem o barco para chegarem à ilha de Santa Catarina. Na verdade, hoje em dia, depois de enfrentarem os percalços das limitações dos recursos, antes vindo do SUS, e ainda hoje, dos planos de saúde, o hospital de modernizou e sobreviveu no longo tempo de sua existência. Construíram várias clínicas psiquiátricas num espaço de uma considerável área jardinada.

   Neste ritmo, onde os conhecimentos científicos andam de mãos dadas com o respeito humanitário nesta instituição, meu desejo é de longa vida servindo nossos pacientes em seus momentos mais dolorosos. 

 

 

    

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean

Av. Othon Gama d'Eça, 900 - sala 903. Florianópolis SC CEP 88015-240

 Fone: 55 48 33241212