top of page

Morre Nosso Colega Thoret


Nascido em 1938 em Pont d'Ain, França, o Dr. Yves Thoret recebeu seu MD e internou-se em Paris em 1962, estudando com os professores Jean Delay e Pierre Pichot no Hospital Sainte Anne. Especializou-se em neuropsiquiatria em 1968 e concluiu o doutorado em psicologia em 1988. Trabalhou como médico-chefe do Hospital Prémontré em Saint-Quentin (1975-1978) e do Hospital Meulan-Les Mureaux de Mantes-la-Jolie (1978- 2003).

O Prof. Thoret foi professor de psicopatologia na Universidade Paris-X-Nanterre (1972-2000). Ele se tornou Editor-chefe da L’évolution psychiatrique em 1990 e ocupou o cargo até 2003, permanecendo como membro do comitê de redação até 2020. Publicou vários artigos na L’évolution psychiatrique e em revistas científicas da América do Norte e do Sul. Ele também foi Diretor Científico da seção de psiquiatria da Enciclopédia Médico-Cirúrgica em 2003-2012. Sua obra mais conhecida foi intitulada, “La théâtralité, étude freudienne” (Teatralidade, um estudo freudiano), que foi publicada em Paris em 1993.

O Prof. Thoret foi muito ativo em sociedades profissionais. Foi Presidente da Society of L’évolution psytrique de 2003 a 2012. Grande amigo da América Latina, foi membro fundador do GLADET (Grupo Latino Americano de Estudios Transculturales). Ele também foi um membro cooptado do Conselho de Administração da Associação Mundial de Psiquiatria Cultural entre 2015 e 2018. Ele fundou a seção de Literatura e Psiquiatria da Associação Psiquiátrica Mundial em 2006. O Prof. Thoret participou de muitos congressos nas Américas , inclusive em Guadalajara e Puerto Vallarta. Foi o palestrante de abertura da conferência de Chiapas do GLADET, onde entregou o Prêmio Jean Garrabé ao Prof. Renato Alarcón. Em junho de 2021, ele estava programado para receber o mesmo prêmio durante a 6ª Conferência Internacional GLADET.

“Sua abordagem prolífica e apaixonada animou os conselhos editoriais de que participou. O campo deve a ele várias edições icônicas de L'evolution psychiatrique, incluindo uma intitulada:“ Mélancolie, maladie d'amour ”(Melancolia, uma doença do amor) em 1994. Ele lançou a revista em seu curso moderno ao negociar sua transferência para a Elsevier, o que permitiu que fosse referenciada em bases de dados bibliográficas internacionais. Até muito recentemente esteve muito activo nas nossas reuniões onde assegurou, com Jean Garrabé, a transmissão da sua própria vivência ”.

O Prof. Thoret era uma pessoa gentil, gentil e alegre, com um tipo singular de bom humor e possuía uma profunda base de conhecimento psiquiátrico e literário.

Sua morte representa uma perda irreparável para todos nós. Despedimo-nos dele com profunda tristeza.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page